Coffee and Work
Maslow

Qualquer pessoa que tenha passado por escolas de gestão, de comunicação, psicologia ou que aprecie a temática do comportamento humano já deve ter ouvido falar da famosa Pirâmide de Maslow. Inclusive, há “atualizações” da suposta proposta original – colocando a internet na base da pirâmide. Brincadeiras a parte, pensar nas motivações humanas passa muito por uma abordagem das necessidades e dos desejos atribuída ao psicólogo Abraham Maslow.

A essa altura você já está se perguntando: por que essa guriazinha está usando expressões como “suposta proposta” ou “atribuída à”? Explico, mas claro que vou contar uma história.

Quando mudei para Portugal, reativei um hábito antigo: o uso do Twitter. Por quê? Descobri que acadêmicos de diferentes universidades usam a rede para divulgar os mais diferentes tipos de reflexão. Memes, chamadas para livros, revistas e bolsas; até o abstract de investigação publicado por meio de thread eu já vi. Nessas “andanças” dedais pelo Twitter – nome que dei para aquele movimento de arrastar o dedo na tela para ver as publicações – “descobri” uma reflexão excelente sobre a chamada pirâmide de Maslow.

Àqueles que já conhecem a reflexão, posso estar chegando tarde. Mas para quem, como eu, não sabia deste tipo de apontamento, vem aqui que eu vou compartilhar.

Primeiro, achei esse texto do blog Complex Wales, que de uma maneira bem didática vai mostrando que Maslow nunca propôs uma pirâmide para falar da motivação humana. Bom, daí vocês sabem como funciona a vida de investigação na internet. Um link leva a gente a outro e o caminho foi mais ou menos assim:

Aí deu para ver que o tal tema da motivação humana, no ponto de vista de Maslow, ficou interessante novamente.

Bom, o texto de hoje foi para contar isso. E também para saber: vocês têm interesse em que eu produza uma síntese de todos esses materiais que comentei? Se tiver interesse, escreve aí nos comentários! A minha motivação para escrever vai lá na lua se seu souber que há pessoas interessadas em ler! 😀

A gente se vê no próximo texto!

Gislene Feiten Haubrich é Doutora e Mestre em Processos e Manifestações Culturais. Dedica suas investigações aos estudos comunicacionais no contexto das organizações sob os enfoques da Ergologia, das teorias Bakhtiniana e Discursiva. Fale com: gislene@coffeeandwork.net