Coffee and Work

Frente às questões da pandemia mundial, de um modo geral, os empreendedores/as estão
ainda mais sobrecarregados/as em suas atividades diárias, o que requer a busca pelo equilíbrio emocional na vida.

Coffee and Work

O que quero comentar é que a vida das pessoas está super corrida. Digo isso, porque percebo as dificuldades que a pandemia trouxe para todos os seres humanos, especialmente para a mulher.

Os espaços profissionais e as nossas casas estão misturados como se nossos papeis identitários estivessem todos no liquidificador. Essa confusão de fronteiras gera muito mais pressão e esgotamento físico para equilibrar todos os “pratos” que nos confiam.

Ser empreendedor/a é “dar conta de tudo”. Estes estereótipos exigem, de todos nós empreendedores/as, um esforço sobre-humano.  Esforço para dar conta de tudo: casa, filhos, empresa, companheiro(a). 

Além da questão financeira, econômica que a pandemia nos trouxe, o nosso jeito de experienciar o empreendedorismo também mudou. Novos ambientes de trabalho, o isolamento social e todas as rotinas conciliadas às demandas pessoais nos fazem sentir, muitas vezes, como um peixe fora d’água.

Todos esses dilemas sociais de êxito nos negócios, nossas expectativas de sucesso e senso de urgência para alinhamento e reposicionamento dos negócios geram um custo profundo para nossa saúde e para nosso equilíbrio emocional.

Tenho exercitado este equilíbrio entres a razão e a sensibilidade todos os dias. Pode parecer bobagem, mas perceber que é necessário um pouco mais de leveza na vida é fundamental.  Transformar nossas relações no trabalho e nossas relações familiares pode nos garantir melhores escolhas e melhores resultados.

Os/as empreendedores/as acreditam em si, mesmo que a sociedade não perceba isso em algumas situações. Esse sentimento de que “posso dar conta de tudo sozinho/a” pode ser prejudicial para a saúde mental do ser humano. Por isso, eu afirmo que as tarefas do lar e de cuidado familiar devem ser compartilhadas por todos que vivem na casa. Garantir um equilíbrio das tarefas de casa e o equilíbrio emocional podem ajudar na manutenção e no controle mental em meio aos desafios e às mudanças em todas as dimensões da vida, ou seja, pessoal, educacional, profissional, amorosa ou familiar.

Empreender com maior equilíbrio emocional vai trazer maior autoconfiança e permitirá a passagem pela crise pandêmica com maior autoconhecimento, além da possiblidade de encontrarmos nosso propósito de vida. Ao estarmos abertos às descobertas internas, podemos compreender, com maior profundidade, nossas potências e nossas limitações.

Sabemos que a pandemia trouxe muitos problemas, mas também nos forçou a ver que nosso trabalho, nossa atitude empreendedora, deve estar associada à percepção do que realmente nos faz bem. Não podemos empreender sem pensarmos em equilíbrio emocional e em saúde mental.  Na verdade, tudo está conectado. Os nossos sonhos no empreendedorismo deveriam estar conectados com esse olhar para o autoconhecimento e o equilíbrio emocional.

Muitas corporações no mundo já estão introduzindo, em suas pautas organizacionais, maneiras de tornar o ser humano mais feliz na atividade profissional. Estudos realizados em Harvard por mais de 8 décadas demonstram que a busca pela felicidade passa pela construção de bons relacionamentos interpessoais. Mas como construir bons relacionamentos interpessoais em tempos de pandemia? Como eu consigo mudar essa perspectiva?

Não digo que é tarefa fácil, mas é possível. Em tempos de crise e dificuldades somos forçados a olhar para nosso interior e para todas as dimensões da nossa vida. Esse olhar faz com que percebamos o que está em desequilíbrio e desarmonia. Esse é o momento da “mão na massa”. É o momento de transformar. É momento de ressignificar. A evolução humana passa por essa transformação, essa ressignificação de propósitos e de valores. Por mais que pareça dolorido, a transformação traz esse alinhamento, esse equilíbrio e leveza que nos permite sermos melhores, a cada dia.

Eliane Davila é Doutora e Mestre em Processos e Manifestações Culturais. Realizou período de Estágio Doutoral na Universidade de Málaga, na Espanha. Trabalhou por de mais de vinte anos em instituições financeiras do Brasil. Contato: contato@elianedavila.com